O 2º Núcleo do Cpers/Sindicato promoverá, na manhã desta segunda-feira, um ato público, a partir das 9h, em frente à 8ª Coordenadoria Regional de Educação (8ª CRE), em Santa Maria (Avenida Presidente Vargas, 1.052). O ato é chamado de Dia da Pressão. O objetivo é pressionar o governo do Estado a resolver demandas do início do ano letivo, como turmas com duas séries diferentes, fechamento de turnos, carência de profissionais, ensino multisseriado nas EJAs, turmas superlotadas, central de vagas direcionando alunos de forma preferencial à rede municipal.
Segundo o diretor do 2º Núcleo do Cpers, Rafael Torres, será entregue aos responsáveis pela 8ª CRE um documento com demandas levantadas junto às escolas.
- Há incertezas de centenas de profissionais quanto ao seu emprego. Há contratos novos com tempo determinado, apenas entre fevereiro e dezembro, sem previsão de férias ou 13º salário. Está em curso uma política de enxugamento sem preocupação com a qualidade - explica Torres.
Prédio da antiga Reitoria abrigará projetos e serviços para a comunidade
O ano letivo na rede estadual teve início no dia 20 de fevereiro. A volta às aulas foi acompanhada pelo Diário, que levantou problemas em mais de 20 escolas da cidade. O fechamento de turmas, a superlotação de salas de aula e a falta de professores estão entre os principais problemas apontados.
O 2º Núcleo do Cpers abrange, além de Santa Maria, os municípios de Cacequi, Júlio de Castilhos, São Pedro do Sul, São Sepé, Faxinal do Soturno, Nova Palma, Formigueiro, Mata, Ivorá, Silveira Martins, São João do Polêsine, São Martinho da Serra, Pinhal Grande, Quevedos, Dilermando de Aguiar, Itaara e Toropi.